Joab
Fonseca dos Santos
Fanor | DeVry Brasil – Fortaleza /CE
joab0456@gmail.com
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Rebeca
Cavalcante Fontgalland
Fanor | DeVry Brasil – Fortaleza /CE
rebecavalcante@gmail.com
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Márcio
Silva Gondim
Fanor | DeVry Brasil – Fortaleza /CE
mgondim@fanor.edu.br
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Resumo:
O presente trabalho está sendo construído a partir das visitas técnicas realizadas ao Centro
Educacional São Francisco e de estudos
teóricos sobre adolescência em conflito com a lei, o processo de
ressocialização e as normas que
protegem e garantem direitos aos adolescentes internos. A ênfase curricular “Psicologia, Instituições e
Culturas” serve como norte de construção do trabalho proposto, seguindo-se pelo
eixo de saúde, com a linha de ação dentro da perspectiva da clínica de
psicoterapia, que tem como fator principal a diversidade sob o aspecto
técnico/político expressividades criativas e sensíveis. Desta maneira, a
metodologia utilizada baseia-se no teatro do oprimido de Augusto Boal. A
proposta tem por objetivo apresentar aos adolescentes do Centro Educacional São
Francisco uma ferramenta de expressão criativa e sensível
dos sentimentos, anseios e emoções. Escolheu-se a arte como
forma de consolidação da ressocialização e de cultivo de valores morais e
éticos, além de fomentar a busca por uma consciência crítica, que contribua com o
processo de ressignificação da realidade vivenciada pelos jovens
institucionalizados. A partir das visitas técnicas foram realizados estudos que identificaram o Teatro de Fórum, modalidade do teatro do
oprimido, como sendo a metodologia que teria uma maior eficácia e atenção às
demandas identificadas, baseando-se na criação de pequenas situações reais, pois ficam claras as situações de opressão e repressão representadas pelo
grupo. As situações devem ser representadas e discutidas e, posteriormente, serem
reabertas, dessa vez deixando os jovens livres para intervir e modificar o que
quiserem na situação vivenciada, inclusive deixando-os ocuparem o lugar dos
atores na cena, para modificar aquilo que julgarem necessário. Como este é um trabalho em andamento, o principal
resultado esperado consiste na observância da efetividade da ressocialização
desses jovens, por meio da construção de uma consciência crítica e
renovadora. A partir de cada encontro
de intervenção proposto, espera-se que os adolescentes assumam uma postura
crítica quanto ao problema apresentado, e que
de fato ressignifiquem sua atuação na sociedade, assumindo o papel de
protagonista na prática cidadã e social. O projeto tem interesse de trabalhar a partir de
representações sociais e valores como: respeito, dignidade, moralidade, altruísmo, responsabilização e
solidariedade. Dentro de uma perspectiva social, esses valores fazem parte da
sociedade, da obrigação moral que permeia o cotidiano e as relações humanas,
acredita-se que esses valores farão uma grande diferença no comportamento e na
realidade de vida de cada um, contribuindo
para uma efetiva ressocialização dos adolescentes em conflito com a lei, pois
colaboram para a formação de um julgamento moral e crítico, que poderá
ajudá-los a discernir melhor sobre suas escolhas e ações, mostrando-lhes outras
opções que não os atos infracionais e a terem posturas mais construtivas na
sociedade. Além disso, o projeto será de grande relevância para a comunidade
acadêmica e científica, pois aponta um novo método a ser trabalhado dentro dos
centros socioeducativos visando a efetiva ressocialização dos menores internos,
e uma relevância social, pois mostra um caminho contrário ao projeto de lei que
reduz a maioridade penal no Brasil, projeto este que iguala os adolescentes a
partir dos dezesseis anos aos jovens e adultos maiores de dezoito anos.
Palavras-chaves: direitos humanos; adolescente em conflito com a lei; teatro do oprimido; ressocialização.
Palavras-chaves: direitos humanos; adolescente em conflito com a lei; teatro do oprimido; ressocialização.
FONTE: Trabalho apresentado na
VI Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil - FANOR
Cidade: Fortaleza
Local: FANOR DeVry Brasil
2015
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