Fazer psicoterapia é para todos. Isso mesmo!!! Todos podem e devem fazer psicoterapia, uma vez que esse é um momento que proporciona ao sujeito o encontro consigo mesmo e que permite o autoconhecimento.
O autoconhecimento e a autopercepção são fundamentais para o indivíduo em suas relações interpessoais e consigo mesmo.
Em alguns momentos da vida nos deparamos com situações em que percebemos o quanto estamos vulneráveis para responder aos problemas do dia a dia. Nem por isso somos "loucos" ou estamos com alguma psicopatologia. Precisamos apenas encontrar meios de desenvolver a autonomia e as potencialidades frente às situações adversas.
Na psicoterapia existe a possibilidade do indivíduo desenvolver essas potencialidades, ou reconhecer que as tem. A tendência à atualização, de acordo com Carl Rogers, é inerente ao indivíduo e permite o desenvolvimento da autenticidade sobre suas próprias escolhas e decisões.
A psicoterapia possibilita um espaço de desenvolvimento pessoal, proporcionando mudanças positivas e efetivas para quem dela usufrui. Conduz o sujeito ao conhecimento de seus sentimentos, comportamentos, pensamentos e consequências de cada um destes na vida pessoal.
É um processo de encontro semanal, realizado por um psicólogo ou médico psiquiatra com formação em psicoterapia, com duração e valores previamente determinados e/ou combinados entre psicoterapeuta e paciente.
Resumindo: a psicoterapia permitirá ao sujeito a aceitação de si mesmo, o autoconhecimento, o desenvolvimento de suas potencialidades, a autenticidade frente às suas escolhas e decisões, a propriedade sobre seus próprios desejos e sobre sua personalidade, a melhoria das relações interpessoais e da relação intrapessoal.
Abraços!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário