Tenho observado que muitas pessoas normalmente empregam a palavra aonde pra todas as situações que se referem a movimento e a locais físicos. Achei interessante expor aqui essa diferença.
Segundo o professor Pasquale Cipro Neto (2007) o estabelecimento dessa diferença é tendência do português moderno, pois na língua clássica não existia. Mas, de acordo com a norma culta, existe a diferença. Ela pode ser visualizada assim:
- AONDE: indica movimento.
- ONDE: local fixo.
Então, podemos entender que o aonde indica movimento, pois está se referindo a alguma coisa em movimento. Aonde é a junção de a + onde e essa preposição indica movimento, destino. Por exemplo, “Aonde você vai?”, “Aonde você quer chegar?”, “Aonde você pretende levá-lo?”, “Aonde Paula foi?”. “Aonde papai se dirigia naquele momento?”. Percebam que todos os exemplos estão se referindo a movimentos feitos de um lugar a outro. Essa é a chave para entendermos essa diferença.
O onde, portanto, indica a ideia de lugar, lugar físico. Por exemplo, “Onde você mora?”, “Onde você foi morar?”, “Onde você está?”, “Onde está Pedro?”, “Há muita felicidade onde moro”, “Conheço a cidade onde você nasceu”, “Olha a Fernanda! Diz Sandro e Carlos responde: Onde?” Percebe-se que são lugares ou locais a que nos referimos nos exemplos e não a movimentos como no caso do aonde.
De acordo com o professor Pasquale Cipro Neto (2007) “as situações em que é necessário o emprego de ‘onde’ são mais frequentes do que aquelas em que é preciso usar ‘aonde’”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário