quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Muitas coisas a fazer ao mesmo tempo

Estava aqui pensando em o que escrever no meu blog. São tantos assuntos e tantas informações que as vezes ficamos perdidos e cheios de tantas novidades que aparecem. Pois bem, vou escrever sobre a necessidade que temos de estar sempre em busca de novidades e notícias para ficarmos a par de tudo o que acontece no mundo.
Será que estamos realmente abertos pra tantas novidades?! Queremos tanto ler sobre várias coisas ao mesmo tempo e não lemos, verdadeiramente, nenhuma. O que quero dizer é que existem tantos artigos, temas, notícias etc. que pegamos para ler todos rapidamente para podermos "dar conta" de tudo e, que na verdade não conseguimos assimilar nada.
Será que isso é só pra nos enganarmos e pra dizer para nós mesmos que somos intelectuais e atenados nas novidades? Ou será que somos apenas vitimas de tantos bombardeios teóricos e metodológicos? Não fazemos nada a menos que isso seja comprovado cientificamente. Antes de fazermos algo vamos atrás de notícias, depoimentos, entre outros para vermos se estamos certos sobre o que vamos fazer. Não confiamos mais na nossa experiência, só nas dos outros ou dos cientistas.
Creio que o maior de tudo isso está na nossa falta de consciência de toda alienação que nos toma conta e não percebemos, devido a falta de tempo e o excesso de coisas a fazer.
Essa alienação está relacionado ao nosso "deixar de lado o pensamento" e seguir o pensamento dos outros. É o "deixar de lado" as nossas hipóteses, ideias e experiências pra seguir os dos outros. É o não experimentar as nossas vivências pra vivenciar as dos outros. É não pensarmos por nós mesmos e sim repetir o que o outro diz. Ou seja é desejar o desejo do outro - como diz a psicanálise.
O tempo passa rápido? Será?! Ou somos nós que fazemos coisas demais?!
São coisas demais a fazer e notícias demais para ler. Depois que tudo ficou tão perto com a tecnologia somos bombardeados com novidades instantaneamente, diferentemente de antes em que a notícia demorava a chegar.
O que eu quis dizer nesse texto, é que por mais que fiquemos sufocados com tantas coisas e novidades, temos que ver que essas novidades foram produzidas por pessoas que pensaram, pesquisaram e tiveram paciência para ter um excelente resultado em suas pesquisas. Os "seres pensantes" passam para nós seu conhecimento que foi adquirido com muita calma e em muito tempo de experimento para bons resultados. Eles esperaram e tiveram paciência para divulgar os resultados. E não é só um são vários, é por isso esse turbilhão de notícias.
Diante disso, se quisermos ter bons resultados em nossa vida temos que parar, pensar e agir. Pode parecer difícil, mas não custa nada tentarmos ter um pouco mais de paciência e tolerância quanto aos resultados das diversas coisas e áreas de nossa vida.

Um comentário:

  1. Precisava disso! Consegui enxergar muita coisa ao ler o seu texto! Paciência, a falta disso é o que não me deixa produzir nada. Obrigada pelas palavras querida! Beiiijos!

    ResponderExcluir