sábado, 7 de novembro de 2009

O QUE É EMPATIA?




Empatia tem sua origem na linguagem grega empatheia (de em + pathos, estado de alma), vem também do alemão einfühlung e do inglês empathy.
Ser empático é uma qualidade essencial seja em terapia ou não.
A empatia é a tendência para sentirmos o que o outro sente. É nos colocarmos no lugar do outro para, assim, entendermos o que este outro está sentindo. É imaginar quais os sentimentos e sensações do outro e passar essa compreensão pra ele.
Para Carl Rogers a compreensão empática se dá no momento em que "a terapeuta sente precisamente o sentimentos e os significados pessoais que estão sendo vivenciados pela cliente e lhe comunica esta compreensão" (Rogers, 1977, p.20).
Segundo ele, empatia "(...). Requer sensibilidade constante para com as mudanças que se verificam nesta pessoa em relação aos significados que ela percebe, ao medo, à raiva, à ternura, à confusão ou ao que quer que ele/ela esteja vivenciando. Significa viver temporariamente sua vida, mover-se delicadamente dentro dela sem julgar, perceber os significados que ele/ela quase não percebe, tudo isso sem tentar revelar sentimentos dos quais a pessoa não tem consciência, pois isto poderia ser muito ameaçador. Implica em transmitir a maneira como você sente o mundo dele/dela à medida que examina sem viés e sem medo os aspectos que a pessoa teme. Significa frequentemente avaliar com ele/ela a precisão do que sentimos e nos guiarmos pelas respostas obtidas. Passamos a ser um companheiro confiante dessa pessoa em seu mundo interior. Mostrando os possíveis significados presentes no fluxo de suas vivências, ajudamos a pessoa a focalizar esta modalidade útil de ponto de referência, a vivenciar os significados de forma mais plena e a progredir nesta vivência". (Rogers. 1977, p.73).
Ou seja, é uma comunhão efetiva com o outro, na qual se estabelece uma relação verdadeira e de confiança.
Rogers, Carl R. (1970). (2.ed.). Sobre o Poder Pessoal. São Paulo: Martins Fontes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário