
O Bulling/Bullying é uma gozação, agressão, ofensa e humilhação... praticado contra outro no intuito de zoar, gozar, tiranizar, ameaçar, intimidar, humilhar, isolar, perseguir, ignorar, ofender, bater, ferir, discriminar e colocar apelidos maldosos.
É praticado por pessoas que querem obter força e poder; conquistar popularidade na escola; esconder o próprio medo, amedrontando aos demais; tornar outras pessoas infelizes, já que ele próprio é infeliz; e, vitimar outras pessoas por ter sido vítima de alguém no passado.
As conseqüências são o isolamento, a queda do rendimento escolar, baixa auto-estima, depressão e pensamentos negativos de vingança.
Devido a esse problema existem crianças que se suicidam, mas não com a idéia de que a vida delas é uma droga, e, sim, de que devem morrer porque são feias e tudo que dizem delas é verdade.
Segundo a Wikipedia, "Bullying é um termo inglês utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo (bully ou "valentão") ou grupo de indivíduos com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo (ou grupo de indivíduos) incapaz(es) de se defender. Também existem as vítimas/agressoras, ou autores/alvos, que em determinados momentos cometem agressões, porém também são vítimas de bullying pela turma".
Locais em que ocorrem Bullying são: na escola, nos locais de trabalho, na vizinhança, na política e na área militar também. Mas vamos nos ater aqui ao Bullying praticado dentro da escola.
Ainda de acordo com a Wikipedia existem dois tipos de Bullying: o direto e o indireto. "O bullying direto é a forma mais comum entre os agressores (bullies) masculinos. A agressão social ou bullying indireto é a forma mais comum em bullies do sexo feminino e crianças pequenas, e é caracterizada por forçar a vítima ao isolamento social. Este isolamento é obtido através de uma vasta variedade de técnicas, que incluem: espalhar comentários; recusa em se socializar com a vítima; intimidar outras pessoas que desejam se socializar com a vítima; criticar o modo de vestir ou outros aspectos socialmente significativos (incluindo a etnia da vítima, religião, incapacidades etc)".
Os atos de Bullying são considerados crime pois ferem os príncipios constitucionais e do direito civil.
Desta forma, a dignidade humana deve estar acima de qualquer coisa e o desrespeito a isso deve gerar indenização a vítima por danos morais.

Como podemos ver os sinais? Seu filho demonstra falta de vontade de ir à escola; sente-se mal perto da hora de sair de casa; pede sempre para ser levado à escola e pra sair da mesma; além de mudar frequentemente o trajeto no momento de ir e voltar da escola; chega em casa com material e roupas rasgadas ou, ainda, machucados; apresentam baixo rendimento escolar; tem pesadelos constantes e parece sempre angustiado, ansioso e deprimido; e "perde" várias vezes seu dinheiro e seus pertences.
Os pais, professores, a escola, e os responsáveis devem estar atentos para que estes problemas não ocorram. Pois, a gravidade é que esse padrão de comportamento está longe de ser inocente. Trata-se, de um distúrbio que se caracteriza por agressões físicas e morais repetitivas, levando a vítima ao isolamento, à queda do rendimento escolar, a alterações emocionais e à depressão. E, com certeza não queremos isso para nossos filhos.
Prestem bem atenção na atitude de seus filhos para que eles não sejam as vítimas e nem os agressores, praticantes de Bullying. Pois a educação e o respeito ao outro são atitudes fundamentais para uma sociedade digna e igualitária.
muitoo bom esse assuntoo ...eu amoo a aula da prof :Joane quando fala sobre o bullying... q agente aprende q ñ devemos falar mal dos nossos colegas
ResponderExcluir