domingo, 17 de julho de 2016

Psicologia de Minuto: O que é Clinomania?


Olá querid@s, hoje trago um assunto muito importante para reflexão, que permitirá desmistificar o estigma de "preguiçoso", que normalmente damos às pessoas que gostam de ficar deitados, dormindo ou não, por muito tempo. É bem verdade que chamamos pessoas que passam muito tempo nesse estado de preguiçosos e que não querem fazer nada.



Resultado de imagem para clinomania

Mas isso pode se tratar de uma doença chamada Clinomania. Ela requer tratamento médico e psicológico, e o diagnóstico é feito por exclusão, pois é confundido com fadiga crônica, depressão ou com o início dela. O inverso também ocorre, algumas pessoas podem achar que estão com Clinomania, mas na verdade estão com depressão. Uma pode causar a outra, mas são diferentes. Além disso, caso o indivíduo não apresente nenhum problema orgânico, pode-se pensar no diagnóstico da síndrome Clinomania.


A Clinomania consiste em uma permanência exagerada de ficar deitado, de ficar na posição horizontal, se sentindo muito bem assim e sem qualquer quadro clínico apresentado. Importante ressaltar que a pessoa nem sempre fica deitado dormindo, mas gosta dessa posição. E com o passar do tempo pode acontecer do indivíduo perder o interesse de realizar atividades antes prazerosas.


A Clinomania pode se desenvolver, também, associada com outras doenças, uma vez que o indivíduo começa a achar que o descanso é uma forma adequada de tratamento para melhorar seus males. Mas com o passar do tempo, o que era de fato um repouso para o tratamento, passa a se tornar persistente, uma mania, desenvolvendo uma Clinomania.


O tratamento pode ser realizado com o acompanhamento de Psicólogo, Médico Psiquiatra, Neurologista e Especialistas em Medicina do Sono.

E aí??? O que acharam?


Nenhum comentário:

Postar um comentário