
Este é um livro que fala das questões voltadas para a clínica humanista. Quem se interessa por este assunto vai gostar muito, pois ele foi escrito por uma das melhores profissionais dessa área.
A professora Dra. Virginia Moreira já escreveu outros livros, mas esse está sendo um sucesso total. Muitos emails estão sendo enviados pra ela elogiando o trabalho.
O prefácio do livro foi escrito por outra profissional importante nesta área a Profa. Dra. Vera Engler Cury da PUC de Campinas. Além de Vera Cury estão outros profissionais importantes, como: Dr. José Célio Freire, Dr. Cavalcante Jr., Dr. George Boris e Ms. Anna Karynne Melo.
O livro é muito bom mesmo e nos ajuda a compreender adequadamente os princípios e fundamentos voltados para a Psicoterapia Humanista-Fenomenologica. Para os psicoterapeutas humanistas iniciantes é interessante ler este livro para se aprimorarem nos conceitos e métodos fenomenológicos, pois não basta conhecê-los, é necessário compreender e entender a sua aplicação na prática.
Na orelha do livro a Dra. Virginia Moreira escreve: "Este livro descreve uma prática clínica que pode ser entendida como uma possível continuidade da propota humanista da fase experiencial (1957-1970) do trabalho de Carl Rogers, ao mesmo tempo em que se diferencia desta. A proposta clínica humanista-fenomenológica aqui apresentada tem como base a definição de Merleau-Ponty de humanismo como uma filosofia que tem como foco o homem em suas relações com os outros homens e a mútua constituição entre eles de uma história comum. Ou seja, não estamos mais falando de um humanismo antropocêntrico, mas de um humanismo histórico ou, melhor dizendo, de um humanismo crítico. Mas estamos falando de humanismo".
Dra. Vera Engler Cury escreve no prefácio: “(...). Buscar o significado da experiência vivida, objetivando apreender o Lebenswelt (mundo vivido), possibilita ao psicoterapeuta mergulhar na intersubjetividade, extraindo dela uma compreensão sensível e apurada acerca da natureza humana e das muitas formas segundo as quais ela se faz concreta nas pessoas. Transformar técnica em atitude exige coragem e determinação por parte do psicoterapeuta; implica em deixar de usufruir da cômoda sensação de ser aquele que sabe, para importar-se em ser um companheiro na difícil travessia que o paciente faz para dentro dos recônditos de si mesmo. A psicoterapia transmuta-se, assim, de especialidade em ofício, o psicoterapeuta de oráculo em artesão. (...) Virgínia Moreira, nesta obra, faz-se conhecer e a sua forma de clinicar e de pesquisar a maneira dos antigos artesãos, tratando de mostrar o cotidiano do ofício”.
É por isso que recomendo este livro, que pode ser encontrado em qualquer livraria do ramo ou pelo site: http://www.annablume.com.br/, link de psicologia.
Um abraço a todos!
Legal, já comprei esse livro. É muito bom mesmo.
ResponderExcluir